Desde esse período, que iniciou os serviços de instalação de bases de guincho para lançamentos e arrastes de dutos submarinos, esse tipo de serviços se tornou um gargalo para que fosse feita as interligações entre os dutos marítimos com os dutos terrestre, devido a dificuldade de lamina d'água baixa nas aproximações de praias.
Executamos esse tipo de projeto desde a construção de pequenos trechos de dutos nas chegadas de praias, para os fechamentos dos (teins) que e a emenda entre a parte marítima e a parte terrestre dos oleodutos e gasodutos.
Nos dias de hoje esse tipo de operação foi substituída em boa parte, por furo direcional, um tipo de projeto muito mais agressivo a flora e fauna e a réstigas das dunas de praias,onde são instalados esse canteiros de obras. em todos os locais onde foram feitos canteiros para furos direcionais as réstigas ou seja a flora não se recuperou totalmente. Já nos locais onde instalamos canteiro de obras do tipo base de guincho ou seja arrastes dos dutos, toda a flora se recuperou em 100%, só podendo identificar que foi um local onde foi instalado um canteiro de obras, por causa da intensificações das faixas de dutos.
Lançamento de duto a partir de abordagem de praia, prais de santa isabel 1996.
O duto distendido sobre a praia já pronto para o lançamento. praia de santa isabel.
Essa foto mostra o detalhes dos flutuadores pois na época ainda não disponhamos de flutuadores metálico para esse tipo de duto.
Arraste de um gasoduto 26" 5,5 KMs executado na praia do minhoto em Guamaré/ RN, 19197.