quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PLATAFORMAS DE AGUAS RASAS AO LONGO DA COSTA SERGIPANA, CONTINUAM INTERDITADAS.



As plataformas de produção em aguas rasas na costa sergipana continuam interditadas, e toda a produção de petróleo offshore que já era baixa agora está quase a zero. A diretoria da Petrobras parece não se incomodar muito com a situação caótica em que se encontra a produção marítima em águas rasas no estado de Sergipe, pois não estamos vendo ela a Petrobras fazendo alguma coisa, para a liberação e recuperação das plataformas interditadas, e assim retomar a produção de petróleo e gás na costa sergipana.


Os funcionários das terceirizadas, e da própria Petrobras, que ainda continuam trabalhando, mesmo com a interdição estão com uma jornada de trabalho exaustiva, labutam mas unidades e enfrentam uma verdadeira maratona, com a interdição das plataformas todos os trabalhadores ficam hospedados em um hotel a 25KM, do porto que e o local de embarque e desembarque.

Para chegarem as plataformas eles pegam transporte terrestre em vans, chegando ao porto pegam uma lancha e chegam as plataformas interditadas, e a tarde fazem todo este percurso de volta ao hotel que está situado no município de Barra dos Coqueiros, no povoado de Atalaia Nova. De acordo com o relato de funcionários que nos conversamos, esta rotina e muito cansativa e que as tarefas não se desenvolvem devido o curto espaço de tempo que eles tem para executa-las.  

Com as plataformas em operação todos os trabalhadores estariam em regime de embarque, ou seja, permanecendo nas plataformas por 07 dias, e assim desembarcando após este período, no caso de Aracaju todos os trabalhadores tem como base a plataforma PCM-9, teriam o conforto, e não seria cansativo como está sendo agora, com tanto sacrifício, exclamou um deles, sem fala na ameaça de demissão caso as unidades não voltem a operar normalmente. 

Esperamos que a cúpula da Petrobras tome as providencias e não deixe estes campos de aguas rasas da costa de Sergipe morrer.      

 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013


                                                       Dutos sendo acondicionados.

                                                                       Foto do canteiro

                                                       Linha de montagem



Arraste de dutos em novo sistema de terra para o mar esta metodologia não e nova, e nos já propomos este tipo de lançamento em outro local, em Caraguatetuba, no projeto mexilhão no estado de São Paulo, e agora esta acontecendo em Guamaré no/ RN, e uma operação muito bonita de se ver, e uma linha de montagem a beira mar formado por cabines de solda, revestimento e de inspeção de ultra-som, para a detecção  de reparos nas soldas, todo o trabalho realizado sobre os roletes para o deslocamento dos dutos puxados pela balsa.


O que predomina em uma operação deste tipo será a ancoragem da balsa onde ira ser instalado o guincho para o puxamento do duto para o mar, terá que ter cabos resistentes e ancoras bem cravadas no solo marinho para que a balsa não perca posição, causando uma curvatura no duto devido a movimentação da balsa.
O grande problema nesta praia sempre foi o enterramento dos duto que neste caso estão tentando manter uma vala aberta em quanto os dutos serão lançados, mas sabemos que não tem como manter a vala na cota devido a grande movimentação de materiais nesta área, para colocar os dutos na cota terão que efetuar um pós trache que neste caso não será pocivel  devido o espaçamento entre os dutos ser mínimo entre 2,70m, e 3,0m, impossibilitando a execução do pós enterramento, conclusão os dutos irão ficar enterrados fora da cota de projeto ou seja 2,0m acima da geratriz superior.            
      

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Prezados Leitores.

Estamos vendo mais uma vez a insistência dos contratados da engenharia da Petrobras, em fazem obras de lançamentos de dutos de terra pro mar com soldagem em terra com colunas enormes de mais de quintos metros ou mais, com o uso de uma balsa de pequeno porte ancorada a dois mil metros da praia ate ai tudo bem, que pode dar certo, e muito difícil mas depende do conhecimento técnico de quem estar conduzindo as operações, conhecimento da área sobre a praia e correntes marinhas deste local.

Agora continuar querendo fazer pre escavação de vala nesta praia e simplesmente impossível, vão gastar horrores de dinheiro, e não vão conseguir manter a vala na cota do projeto que estão querendo, simples enquanto a draga se desloca e vai deixando a vala quase na cota, na mudança das mares a vala será assoreada, o assoreamento nesta praia acontece a cada movimentação de mares, as correntes neste local são sempre contínuas leste oeste, e o movimento de materiais e muito rápido, o material desta praia e areia muito fina com mistura de tabatinga calcaria. Por este motivo não se consegue manter nenhuma vala aberta por muito tempo, mas nos temos a solução e só querer entrem em contato.

foto draga escavando na praia do minhoto RN.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Fotos dos serviços de arraste de gasoduto no Recôncavo baiano em ponta do ferrolho no município de são Francisco do conde.
Gasoduto 28" com 3.400m, concluído com sucesso.
Como mostra as ilustração de fotos abaixo maquina montada 01, passagem do soquete 02, visão da ancoragem 03, cabo tencionado 04, e 05, carro aberto para a passagem do soquete 06, rompimento da ancoragem este tipo de ancoragem com micro estacas de cimento armado, a injeção da argamassa não penetra o suficiente para dar estabilidade ao sistema, e devido a isso não funciona e se rompeu com menos do peso de tonelagem prevista no projeto, que era para 300ton e se rompeu com 110ton.   07, 08, 09, chegada do duto ao ponto final 10, 11, 12.    

                                          01

                                          02 

                                          03

                                         04

                                          05  

                                          06

                                          07

                                          08

                                          09                                         

                                          10                                         

                                          11                                         

                                           12

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Este video mostra a concluzão de um arraste com a chegada da cabeça de arraste em seu ponto final, concluindo os serviços de puxada da linha apartir a balsa de lançamento.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Shore Approach, Todas estas fotos abaixo foram dos serviços realizados em Guamaré na praia do minhoto, obra realizada em 2012, fotos abaixo com detalhes da ancoragem para o guincho linear, fotos da CPM  1100, ancorada e preparada para puxada. Fotos do cofferdan que vai de não sei de onde para lugar nenhum, mas em fim, serviu para fotografar, o monumento no meio da praia. Temos fotos de todas embarcações, e a plataforma PUB-3.

                                              ancoragem com tubos na horizontal

                                           Todas as fotos da obra de guamaré.
 
                                           
                                           Fotos do cofferdan.

                                           Ancoragem pronta.


                                          Balancim pronto para o gincho.

                                          Fotos do cofferdan construido

                                          Guincho linear CPM 1100.

                                           Guincho linear pronto para puxada.






Todos os serviços realizados na plataforma PUB-3, e na praia do minhoto em guamaré.













domingo, 20 de janeiro de 2013

Base de guincho para arraste, pulling, ou puxada de dutos.

Shore approach, Base de guincho ponta do ferrolho

Nos temos varias praias do nosso litoral, que encontramos dificuldades para a execução destes serviços, porem temos um local no estado da bahia que apresenta varios fatores de dificudades para a implantação da base de guncho, por não ter espaço para instalação dos equipamentos, do gincho linar, e armasenamento e passagem dos cabos de aço de arraste, cabos de polipropileno, temos varias linhas vivas em produção e varios fatores adversos a execução dos serviços. Já implantamos uma base neste local e sabemos de todas as dificuldades que tem neste local, e temos as soluções para resolver os problemas, como mostra a inlustração fotografica a baixo, soluções temos aguardamos o contato.